terça-feira, 22 de maio de 2012

TROFÉU PEQUI DE OURO- AGÊNCIA 10ENVOLVIMENTO


 Que bela iniciativa!!!! Não deixe de prestigiar...

No dia 23 de maio de 2012 será entregue o “Pequi de Ouro” em homenagem a pessoas e grupos que lutam pela defesa do bioma Cerrado na bacia do Rio Grande. A noite festiva acontecerá no bar “Nego d´Água” em Barreirinhas – Barreiras, a partir das 19:30 horas, e será animada pela dupla “Marcelo & Gerri”.
A lei brasileira permite o desmate de oito em cada dez hectares das propriedades rurais no Cerrado. Entre 2002 e 2008 foram desmatados anualmente mais de 14 mil quilômetros do bioma, segundo estatísticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma mais agredido com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, especialmente para suprir a demanda por carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais.
As paisagens do cerrado natural do oeste baiano vêm sendo destruídas numa velocidade assustadora.  Além da exploração agropecuária, avançam os projetos de mineração e centrais hidroelétricas. As águas diminuem; a biodiversidade acaba; as comunidades tradicionais com sua cultura e sabedoria geraizeira somem.
A Agência 10envolvimento, criada em 2004 por iniciativa da Diocese de Barreiras, promoverá uma homenagem a cinco pessoas / organizações que defendem, de um modo exemplar, a convivência sustentável com o bioma cerrado na região da bacia do Rio Grande. Sendo o fruto do “pequi” um dos mais populares símbolos do cerrado natural, nada mais justo do que entregar um “Pequi de Ouro” como sinal de reconhecimento das lutas e paixões pelo Cerrado regional.
A noite do “Pequi de Ouro” contará com a participação da “Rede Cerrado”, a qual realizará uma assembleia  geral nos dias 23 a 25 de maio em Barreiras.  A “Rede Cerrado” congrega instituições da sociedade civil que atuam na promoção do desenvolvimento sustentável e na conservação do Cerrado. São mais de 300 entidades identificadas com a causa socioambiental no Cerrado, que representando trabalhadores/as rurais, extrativistas, indígenas, quilombolas, geraizeiros, quebradeiras de coco, pescadores, ongs,  entre outros.
Maiores informações:
Martin Mayr, Wesley Santos – Agência 10envolvimento – (77) 3613 6620

Nenhum comentário:

Postar um comentário