sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ementas das Linhas de Pesquisa

Escolha a sua e participe!!!!

Linhas de Pesquisa

Formação dos Educadores
Investiga a formação dos profissionais da Educação do Campo. Pesquisa e elabora propostas que ressignifiquem esta modalidade educacional. Discute as políticas públicas de Educação do Campo e seus impactos no Território da Bacia do Rio Grande-BA.

Educação Infantil no Campo
Promove pesquisas e estudos na área da Educação Infantil para o campo, considerando as especificidades dos sujeitos que vivem e moram no campo. Elabora propostas para esta modalidade educacional. Incentiva as secretarias municipais de educação a construírem projetos para a Educação Infantil no campo.

Ensino Fundamental I e II no Campo
Estudo das políticas de educação para o campo. Investiga as especificidades desta modalidade educacional. Elabora propostas de Educação do Campo envolvendo todos os componentes curriculares considerando os desafios da sociedade contemporânea e a realidade do Território da Bacia do Rio Grande- BA.

Currículo
Investiga as questões do cotidiano escolar, na perspectiva de um currículo diferenciado para a Educação do Campo levando em consideração o contexto sociocultural dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

Educação de Jovens e Adultos
Promove pesquisa e estudos sobre a implantação das Políticas de Educação de Jovens e Adultos do/no campo, considerando a educação como direito de todos e dever do Estado, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria. Elabora propostas desta modalidade, a partir dos pressupostos educacionais contemporâneos.

Educação Profissional
Investiga a importância da Educação Profissional realizada no Campo como estratégia de transformação deste espaço territorial. Elabora propostas para a formação de profissionais do campo vinculados a um projeto de desenvolvimento sustentável do campo. Incentiva a formação de Escolas Famílias-Agrícolas no Território da Bacia do Rio Grande-BA.

Literatura
Investiga os modo de presentificação do Imaginário rural-espaço, relação Homem/Natureza, linguagem e tradição de modo a promover o conhecimento sensível e a valorozação dos bens imateriais produzidos universalmente e pelas comunidades que compõem o contexto da Educação do Campo.

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