CRONOGRAMA:
Resultados dos trabalhos aceitos: 22/08 (segunda-feira)
Inscrições: até 29/08 (1º dia do evento)
PROGRAMAÇÃO
1º dia: 29/08 (quarta-feira)
08h – Credenciamento
14h – Mística e Mesa de Abertura (Mediador: Prof Me. Fábio Josué dos Santos)
15-17h – Mesa de abertura: Analisando a conjuntura do campo e as políticas educacionais para o campo brasileiro
- Palestrantes: Neuri Rosseto - Direção Nacional do MST e Prof Me. David Romão Teixeira - APUR/UFRB
- Mediador: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Local: Câmara de Vereadores de Amargosa
19h: Lançamento do Dicionário de Educação do Campo (Profª Maria Nalva Rodrigues de Araújo – autora)
19:30-21h: Cultura e Educação do Campo (debate com vídeos curtos, manifestações culturais e debates)
Sala 01: Cultura popular no semiárido brasileiro
Sala 02: Diversidade e sexualidade
Sala 03: Educação e Cultura: EFA Monte Santo
Local: CaSA da DUCA (Centro de Artes de Amargosa – Diversidade, Universidade, Cultura e Artes)
2° dia: 30/8 (quinta-feira)
08-10h: Mesa redonda: Políticas Públicas de Educação do Campo
- Palestrantes:
- Mediadora: profª Silvana Lúcia da Silva Lima - CFP/UFRB
10-12h: Grupos de Trabalho
12-13:30min: Intervalo para Almoço
13:30-18h: Grupos de Trabalho
19:30min: Sistematização dos Relatos dos Grupos de Trabalho
3º dia: 31/08 (sexta-feira)
08-12h: Espaço de Diálogos (apresentação de Trabalhos por Eixo Temático – oito sessões)
Coordenador(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
12-13:30min: Intervalo para Almoço
13:30-15h: Socialização dos Relatos dos Grupos de Trabalho, leitura e
aprovação do documento síntese – Coordenação e mediação: Profª Drª
Maria Nalva Rodrigues de Araújo/UNEB
16-18h: Mesa de enceramento: Formação de professores, currículo e Movimentos Sociais do Campo - Palestrantes: Profª Drª Maria Nalva Rodrigues de Araújo/UNEB e Movimentos Sociais do Campo
- Mediador: Profª Drª Fátima M. Garcia (LEPEMS/GEILC/CNPQ e PIBID/UESB
20h Noite Cultural
GRUPOS DE TRABALHO:
Linhas de Pesquisa:
|
Formação de Professores e
Organização do Trabalho Pedagógico
|
Trabalho, Movimentos Sociais e Educação do Campo
|
Currículo e Pedagogia da Alternância na Educação do Campo
Mediador(a): Profª Me. Rita de Cássia Santos Chagas/UFRB, Gilmar
dos Santos Andrade (CPJR e EFA de Monte Santo) e Adriene Viana Lima
(EFA de Ilhéus/ Educadores do campo)
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Trabalho, Cooperação e Agroecologia: outras dimensões educativas na/da Educação do Campo
Mediador(a): Profª Me. Tatiana Velloso - INCUBA/UFRB e Raul Lomento Jr./Centro Sapucaia e Pós-Educampo
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Práticas pedagógicas interdisciplinares na Educação do Campo
Mediador(a): Profª Drª Fátima M. Garcia (LEPEMS/GEILC/CNPQ e
PIBID/UESB. Linha de Estudos e Pesquisa: Educação e Movimentos
Sociais).
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Educação do Campo, Juventude e projeto de Vida no Campo
Mediador(a): Prof Me. Luiz Paulo Jesus de Oliveira/UFRB
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Gestão e financiamento da Educação do Campo
Mediadores(as): Profº René – Sec de Educação/Planaltino
Railda dos Santos Sousa – LiCampo/UFRB e Sec. Educação/Mutuípe
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Formação, Educação do Campo e Movimentos Sociais
Mediador(a): Prof ª Drª Nair Casagrande-Faced/UFBA
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Educação, Gênero e Sexualidade
Mediador(a): Profª Me. Priscila Gomes Dornelles/UFRB
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Educação e convivência com o Semiárido
Mediadores(as): Prof Dr Claúdio Félix dos Santos/UNEB e José da Rocha Coqueiro/ASA/ Educador do campo
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
O papel das Novas Tecnologias na Educação do Campo
Mediadores(as): Jaylson Teixeira/UFRB e Roque Lessa Bispo/Educador do campo
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Políticas públicas e Educação do Campo
Mediador(a): Prof/UFBA
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Educação do Campo no contexto das Salas Multisseriadas
Coord.: Profº Me. Fábio Josué Souza dos Santos - PIBID Salas Multisseriadas/UFRB e Profª Me. Terciana Vidal Moura/UFRB
Mediadores(as):
Relator(a):
|
Universidade e Pesquisa em Educação do Campo
Mediador(a): Profª Drª Silvana L. da S. Lima/UFRB (GPEAC/CNPq. Linha
de Pesquisa: Educação do Campo e Desenvolvimento Agrário)
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
Educação do Campo e Africanidades
Mediador(a): Profº Dr Emanoel Roque Soares/UFRB
Relator(a): Estudante da Pós-Educampo.UFRB
Apoio: Estudante da Pós-Educampo.UFRB
|
|
EMENTA GERAL PARA OS GRUPOS DE TRABALHO
Para o trabalho específico das temáticas propostas nos GTs
consideramos relevante que seus mediadores busquem articular concepções
teórico-metodológicas de Educação do Campo aos seus temas relacionando
proposições teóricas, fundamentos pedagógicos, políticas públicas,
formação de professores, processos educativos de crianças e jovens e,
produção de conhecimento, problematizando as práticas sociais no
contexto da sociedade capitalista e da luta de classes, englobando
os elementos teórico-práticos da Educação do Campo como princípio
lógico ao debate em torno da construção do Projeto Político Pedagógico
das escolas do campo.
EIXOS TEMÁTICOS: busca a articulação entre as duas
linhas de pesquisa: Formação de Professores e Organização do Trabalho
Pedagógico e, Trabalho, Movimentos Sociais e Educação do Campo.
- Educação e Movimentos Sociais do Campo: questão
agrária, questão ambiental, movimentos sociais, reforma agrária,
sindicalismo, luta e formação política, criminalização dos movimentos
sociais, projetos em disputa (agronegócio e agricultura camponesa),
educação rural x educação do campo, projeto popular para agricultura
camponesa, o caráter pedagógico dos movimentos sociais
- Trabalho e Educação do Campo: Reestruturação
produtiva. Trabalho e educação. Educação da classe que vive do trabalho.
Relação educação básica e educação profissional. Trabalho como
princípios da formação humana. Cooperação e os desafios da Educação do
Campo, Matriz tecnológica e produtiva.
- Políticas públicas e Educação do Campo: Diretrizes
Operacionais p/ Educação do Campo, questão agrária, escola de direito,
escolarização, formação de professores, juventude no/do campo, projetos
em disputa (agronegócio e agricultura camponesa), educação rural x
educação do campo, projeto popular para agricultura camponesa,
contradições, tensões e conflitos.
- Desenvolvimento Territorial e Educação do Campo:
políticas públicas, projeto capitalista p/ o campo, desenvolvimento
agrário, relação sociedade-natureza, sustentabilidade, luta pela terra,
movimentos migratórios, juventude no/do campo, projetos em disputa
(agronegócio e agricultura camponesa), projeto popular para agricultura
camponesa, contradições, tensões e conflitos da política de
desenvolvimento territorial do estado.
- Pesquisa e Educação do Campo: produção do
conhecimento, saberes locais, preocupações metodológicas e políticas da
pesquisa, objeto de estudo, construção prática (escolarização e trabalho
camponês), teórica e política (lutas camponesas) da Educação do Campo,
Educação do Campo como crítica a educação, referencial(ais) teórico(s) e
metodológico(s).
- Educação do Campo e Escolas Multisseriadas: direito
a escola do campo, concepções teóricas e pedagógicas, planejamento,
currículo, avaliação, projeto pedagógico,
interdisciplinaridade/transdisciplinaridade, formação de professores,
material didático.
- Cultura e Diversidade na Educação do Campo: sujeitos e contextos, sexualidade, africanidades, educação especial, violência cultural e material, cultura, saberes locais.
- Organização do Trabalho Pedagógico das escolas e da Educação do Campo:
escolas do campo, planejamento, gestão, financiamento, projeto político
pedagógico, prática pedagógica, currículo, pedagogia da alternância,
avaliação, material didático, educação não formal.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário